quarta-feira, 29 de abril de 2009

Criar template joomla do zero.

Olá, WEBloucos.

Estou tentando entender melhor os templates joomla, para criar do zero. Os tutoriais que encontrei partem de um outro template joomla e fazem algumas modificações. Não encontrei nenhum que ensinasse do zero mesmo.

Preciso de um site que tenha a página de entrada com um conteúdo único, contendo apenas um link de acesso para uma outra página que deverá conter apenas o menu geral, centralizado. Cada link deste menu levará a uma página com a lista de artigos daquela categoria. Nada de colunas, topos ou rodapés em nenhuma das páginas, só o content.

Nunca fiz um site em Joomla! mexendo tão radicalmente assim no template. Minhas ousadias tem se limitado a mexer no css e ajustar configurações de páginas de artigos - nada muito inovador. O Joomla! do jeitinho que os desenvolvedores criaram está mais do que perfeito para minhas necessidades, pouco utilizo as extensões de terceiros.

Peguei a index.php do template JA_Purity e retirei as chamadas dos módulos que eu não preciso. Fui lá na pasta css e ajustei a largura do contento para 98%. A aparência continua mostrando a página cheia de espaços vazios em sua volta. Lá vou eu perder dias e dias pesquisando pra tentar ajustar isso...

Pena que ainda não inventaram um site totalmente brasileirinho que seja instrutivo mesmo em relação ao Joomla!. A grande maioria está mais a fim de fazer uma graninha do que entrar no espírito do Joomla! No máximo, soltam alguns aperitivos.

Vou postando minhas estrondosas descobertas conforme elas forem surgindo.

WEBbeijos

30/04/2009 - Iniciando index.php do Joomla!

Além dos templates que vem no Joomla, baixei mais alguns e comparei os códigos. Por enquanto foi fácil, vamos ver daqui pra frente.

O head
reparem no: jdoc:include type="head"


Outra hora volto com o body e depois parto pros arquivos css.

WEBbeijos

Criar template joomla do zero - IV

Criar template joomla do zero - III

Criar template joomla do zero - II

Criar template joomla do zero

Os 10 Mais: Erros mais estúpidos do administrador Joomla!

Como implantar PagSeguro no Joomla! (Grátis)

Gmail no Joomla 1.5

2 comentários:

Franso disse...

Good notes about Joomla

Sêmen de Gargalo disse...

Hi, Franso

Thank's :)