quinta-feira, 30 de abril de 2009

Criar template joomla do zero - II

Olá, WEBloucos.

O campo body do joomla é formado por módulos. Os módulos padrão são: top (topo do site, logotipo), breadcrumb (caminho da página, o "você está aqui"), left (coluna da esquerda), right (coluna da direita), footer (rodapé), debug (não faço idéia da serventia/função deste módulo), hornav (não faço idéia da serventia/função deste módulo), banner, user1, user2, user3, user4, user5 e syndication (botões de validação css e xhtml).

O administrador pode criar outros módulos, por exemplo: user6, user7, submenu, quadrodeavisos, qualquernome etc. Cada módulo deve ter suas configurações no css.

Exemplo de módulo na página index.php do template:
<div id="">
<jdoc:include type="modules" name="user7">
</div>


Quando o módulo é opcional, a apresentação no código vem assim:

<?php if($this->countModules('user7')) : ?>
<div id="">
<jdoc:include type="modules" name="user7" style="">
</div>
<?php endif; ?>


O conteúdo da página, com seus artigos e atualizações, vem aqui:
<jdoc:include type="component">


Por esta semana é só. Vou pesquisar mais um pouco sobre a serventia/função dos módulos. Se algum expert passar por aí e verificar algum engano, por favor, corrija. Dicas são mais do que bem-vindas.

Entre os fóruns e sites que naveguei hoje, este está me parecendo ser o mais próximo ao espírito do Joomla!: http://www.ferax.inf.br/joomla.html
O carinha tem algumas informações que não encontramos em fóruns e comunidades. Muito bom!

WEBbeijos

Atualização:

Criar template joomla do zero - IV

Criar template joomla do zero - III

Criar template joomla do zero - II

Criar template joomla do zero

Os 10 Mais: Erros mais estúpidos do administrador Joomla!

Como implantar PagSeguro no Joomla! (Grátis)

Gmail no Joomla 1.5

2 comentários:

Johnny Ralison disse...

Alguns meses mais tarde.... rsrs
Estou adorando os artigos sobre criação de template no Joomla! Eu realmente havia passado um tempo querendo encontrar algo semelhante!
Bem... Quero parabenizar o autor e só deixar um comentário a respeito dos módulos: o "hornav" que você citou acima até onde sei é referente à barra de menu horizontal, quando se opta por esse! Pelo tempo, você concerteza já deve ter descoberto isso, eu creio. Mas, mesmo assim, gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar o artigo. xD

Sêmen de Gargalo disse...

Oi, Jhonny

Grata pela informação. Não, eu ainda não sabia do que se tratava o hornav pois a faculdade está me deixando sem tempo pra fuçar o Joomla. Estou sentindo falta de brincar com o wamp, esses sistemas são meu hobby particular. :)

WEBbeijos