quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Como escolher processador (AMD)?

Olá, WEBloucos.

Fugindo um pouco do tema do blogue...

Estou com uma amiga precisando trocar urgentemente o micro. Quando ela falou comigo, eu disse a ela que pesquisasse um pouquinho antes de ir nas lojas porque vendedor vai é fazer propaganda daquilo que tem pra vender e as diferenças entre um hardware e outro podia acabar deixando-a frustrada. Enfim, pesquisar é o básico, né?

O problema é que o mercado tem tantas opções que ela ficou perdidinha da silva. Fui tentar ajudá-la e apesar de um pouco mais experiente também tive uma certa dificuldade em aconselhá-la.

Para isso servem os amigos, principalmente aqueles que trabalham com montagem/manutenção de micro, desde que estejam sempre procurando se atualizar. Mandei e-mail pra ele, pedindo uma orientação básica, para que daí eu pudesse ajudar minha amiga.

A resposta dele está postada aí embaixo, espero que consiga esclarecer aqueles que estão na mesma situação da minha amiga.

A dica, para escolher um processador adequado ao seu uso:

Processadores AMD

1. AMD Phenom™ II X4: para jogos 3D e hd vídeos - AM3, AM2+.
2. AMD Phenom™ II X3: para jogos 3D, hd vídeos, edição e renderização - AM3.
3. AMD Phenom™ II X2: para jogos (não 3D), hd vídeos, produção avançada (slides, etc), fotos e música - AM3.
4. AMD Phenom™ X4: para jogos 3D, multitarefas, hd vídeos - AM2+.
5. AMD Phenom™ X3: produtividade, hd vídeos, jogos(não 3D), fotos e música - AM2+, 940.
6. AMD Athlon™ II X2: hd vídeos, mídia digital, jogos(não 3D) - AM3.
7. AMD Athlon™ X2: multitarefas, uso contínuo, aplicações multimídia - AM2, AM2+, 939
8. AMD Athlon™: fotos, música, baixa produtividade - AM2, 939, 754.
9. AMD Sempron™: baixa produtividade, e-mail, navegação básica (orkut, twitter) - AM2, AM3, 754.

Conclusão:
- se sua amiga usa internet para bater-papo, estudar um pouquinho, a melhor opção é o Sempron.
- se, além disso, ela escuta um sonzinho e curte guardar muitas fotos, as melhores opções são: Athlon, Athlon II X2 e o Phenom X3.
- se ela gosta muito de ouvir som do pc ou se trabalha com música, pega o Phenom II X2 e procure uma boa placa-mãe com som realtek 9 (ou pega uma placa-mãe som off-board e pesquisa uma placa de som de primeira, dá uma olhada aqui http://www.infowester.com/placadesom.php).

Game maníacos devem optar por um desses: Phenom X4, Phenom II X3 ou Phenom II X4.

Para escritórios o Athlon X2 está de bom tamanho mas se quiser gastar um pouquinho a mais, pode pegar o Phenom X3 ou o Phenom X4.

Pra quem trabalha mesmo no micro, com vídeos e imagens, fica com o Phenom II X2 ou o Phenom II X3
http://products.amd.com/pt-br/comparison/DesktopCPU.aspx

Vou aproveitar e fazer algumas pesquisas pra mim também, pra uma Gigabyte com AM2+, acho que vai dar pro gasto. A Abit acabou mesmo? Vou conferir por aí...

WEBbeijos

Nenhum comentário: