quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Adicionar módulo personalizado no Joomla

Olá, WEBloucos.

Para nós, iniciantes em Joomla, com dificuldades para desvendar os mistérios insondáveis em linguagem extraterráquea, a que chamam de php, que até poderia ser as iniciais de pode haver problemas (não esqueçam que foi uma louca que escreveu isso, é claro que php não é isso, viu?) torna-se muito complicado saber como adicionar um módulo do jeito que nós queremos. O módulo pode ser um anúncio de parceiro, um recuso que vimos em outro site e achamos legal ou o que a nossa imaginação desejar.

Há um recurso no Joomla, muito bom, para resolver esse pequeno obstáculo. É o "HTML personalizado".

Onde é que fica isso? Em administração de módulos. Vamos lá:

Acesse o painel de administração e vá para "Extensões > Administrar módulos"
Tem duas abas: "Site" e "Administração". Vamos permanecer na aba "Sites" porque é a adequada para o objetivo deste post.

1. Clique em "Novo"






2. Procure "HTML Personalizado":









3. Configure a posição e os parâmetros



















4. Insira o seu código html neste espaço (fica na parte de baixo)



Reparem que tem um "html", logo ao lado do botão azul, com uma interrogação, abaixo de "Paragraph".

O joomleiro pode colocar o que quiser neste espaço: banner, notas, lembretes, códigos de players e muito mais.

WEBbeijos

10 comentários:

jhonnylima disse...

Blz de info. vlw pelo toque. bjão.

Sêmen de Gargalo disse...

Acho muito legal esse recurso, evita algumas extensões de terceiros.

WEBbeijos

wanderlan disse...

bom dia
esse código do play ele fica no topo da pagina?
e sobre o playlist para meu site, eu usaria o meu numero de ip e só tocaria as misicas do meu computador?
abraço!

Sêmen de Gargalo disse...

Oi, wanderlan

É você quem escolhe aonde vai colocar seu player. Aqui no blog eu coloquei no topo para facilitar a visualização mas eu poderia ter colocado mais abaixo na lateral ou mesmo deixado apenas no conteúdo do tópico.

No joomla, também dá para escolher a posição em que o player aparecerá. É só ajustar a posição, nos parâmetros da extensão. Toda extensão, quando você habilita, tem algumas opções à escolha do admin, que aparecem logo abaixo da opção "habilitar/desabilitar" (lado esquerdo) e, dependendo da extensão, também aparecem algumas opções do lado direito da tela.

Quanto a colocar o ip do seu micro: - seu micro teria que permanecer ligado 24h por dia;
- provedores de internet atualizam o ip de tempos em tempos, o que exigiria constante atualização no seu código;
- seu micro estaria mais aberto a ameaças e invasões.

Como vê, o ideal é que você utilize arquivos que estejam na rede. You tube, e-snips... São várias as opções.

WEBbeijos

wanderlan disse...

muito obrigado pelas informações,
estou com um erro em minha pagina esta abrindo umas coisas estranhas nela eu uso o sistema joomla poderia me ajudar? da uma olhada na pagina ai www.pinheirosmais.com
isso aconteceu a 2 dias atras tem como fazer um backup pelo administrator?

Sêmen de Gargalo disse...

Oi, wanderlan

Seu website deve ter sofrido alguma invasão. O firefox bloqueou o acesso à página por conter malware.

Eu deletaria os arquivos no servidor e reinstalaria o joomla do zero. Não creio ser confiável fazer um backup contendo código malicioso.

Ou você pode verificar tudo para tentar descobrir onde está a fonte do ataque.

Alguns servidores de hospedagem possuem ferramenta de scan. Verifique no cPanel se o seu servidor oferece esse recurso.

WEBbeijos

Antonio Francisco disse...

Muito bom esse post. Muito esclarecedor para mim. Se aventurar no joomla não é tão simples como no blogger ou wordpress. Obrigado!

Sêmen de Gargalo disse...

Oi, Antonio.

Acho o Joomla mais simples que o wp. Ambos são CMS, de gerenciamento de site.

O Blogger é bastante restrito e bem simplificado, mais voltado para um diário mesmo.

Os três tem seus prós e contras. Tudo depende do usuário, ele deve escolher o que for mais adequado ao seu objetivo. No meu caso, o Blogger está de bom tamanho pois quase não tenho tempo para ficar gerenciando páginas, links e publicações.

WEBbeijos.

vera disse...

Sou iniciante em joomla. E gostaria de saber se é possível colocar um módulo html entre dois artigos. Eu só consegui colocar em cima ou em baixo dos artigos e nunca entre meio. Você tem alguma dica?

Sêmen de Gargalo disse...

Oi, Vera

Tem sim mas terá que criar um iframe ou algo parecido. No momento, estou tentando formatar meu micro bonitinho, não dá para fazer um passo a passo pra você. tenta ajuda com o pessoal do grupo Joomla Brasil, do Google. São feras, super educados e muito prestativos. Nesse grupo não rola spam nem mensagens indesejáveus, é o melhor suporte para joomla.

WEBbeijos