Olá, WEBloucos.
O Amadeus é um sistema de educação à distância (LMS), brasileirinho, de código aberto.
Pra quem pensa em implantar moodle, ATutor e outros LMS deveriam testar o Amadeus também. A plataforma é realmente muito boa e o principal diferencial (ao menos pra mim) é ter a língua portuguesa como base.
Projeto AMADEUS, para conhecimento:
O Amadeus é a primeira plataforma de gestão da aprendizagem de segunda geração existente. A mesma foi concebida e desenvolvida por especialistas ligados à grupos de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (Capes 6). Por esse motivo, ela apresenta o que há de mais inovador em tecnologia de educação à distância, tanto do ponto de vista tecnológico quanto pedagógico.
Entre os seus principais diferenciais, destacam-se:
(i) o uso de código aberto, que, além de reduzir drasticamente os custos de aquisição e implantação, também contribui, a médio e longo prazos, para a constante atualização da ferramenta, assim como para a sua fácil personalização e a incorporação contínua de novos recursos;
(ii) o uso de uma ampla gama de mídias, que inclui desde os tradicionais chats até conferência em vídeo;
(iii) um projeto de interface usuário-máquina simplificado e intuitivo, que ainda faz uso de tecnologias mais recentes, como por exemplo Java e Ajax;
(iv) a disponibilização de formas de interação alternativas, como por exemplo através de jogos (por meio de um servidor específico para essa finalidade), do uso de telefones celulares e PDAs ou ainda de experimentos de laboratório que podem ser realizados e analisados de forma remota;
(v) integração completa com o sistema brasileiro de televisão digital, por meio do qual exploramos o conceito de interatividade local. O Projeto Amadeus faz parte do Portal do Software Público e é portanto um bem público nacional. Mais detalhes podem ser obtidos em http://amadeus.cin.ufpe.br/."
Estamos há muito anos focados em conceber uma nova geração de plataforma de gestão de aprendizagem. Seu diferencial maior é a integração consistente de novas mídias e a possibilidade de criação de novas formas de interação com materiais e em grupo. O conceito de novas interações estão explicadas nessas apresentações também http://www.slideshare.net/alex_ufpe. Há uma matéria sobre a mesma na edição 08 da revista EspíritoLivre: http://ur1.ca/fsdr
Seu diferencial maior é a integração consistente de novas mídias e a possibilidade de criação de novas formas de interação com materiais e em grupo. Em Abril de 2007, o projeto Amadeus foi convidado a integrar o Portal do Software Público Brasileiro. O código está disponibilizado no próprio Portal em http://www.softwarepublico.gov.br/ na comunidade Amadeus, que já conta com mais de 2700 participantes. O Amadeus é hoje um bem público, regido por uma licença GPL2 redigida pelo Ministério do Planejamento.
Nosso esforço foi reconhecido em abril de 2007, quando fomos convidados a integrar o Portal do Software Público Brasileiro:http://www.softwarepublico.gov.br
Temos feito esforços de cooperação nacional e internacional em torno do projeto. No Brasil temos colegas cooperando em Belem, Teresina, Petrolina, Santarém, Salvador, São Paulo, João Pessoa e proximamente em Fortaleza. Muito esforço está sendo empreendido para tornar a plataforma fácil de usar (facilitando a educação a distância no Brasil) e de manter (software livre). No exterior, temos cooperação científica com colegas da Irlanda, França, Espanha, Chile e Alemanha.
Mais informações:
Página do projeto em http://amadeus.cin.ufpe.br/
Portal Software Público: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=9677539
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Amadeus-LMS/182388923647
A versão mais atual e completa é colocada semanalmente sempre em para testes:
http://amadeus.cin.ufpe.br:8080/amadeuslms
Login: admin
Senha: admin
Nossa visão é o de transformar o Amadeus num LMS open source muito fácil de usar e popular dentro de mais alguns anos e estamos apostando tudo em usabilidade da interface e na integração de mídias.
Apresentação do Grupo CCTE:
Atualmente o grupo CCTE conta com a participação de 11 pesquisadores que atuam em áreas que vão desde o Design de Produtos de Software, Ferramentas e Ambientes para o Ensino à Distância, Inteligência Artificial e Educação, Interfaces Inteligentes, Learnware, Modelagem de Usuário e da Atividade de Grupos até Suporte ao Trabalho e a Aprendizagem Colaborativa. Além disso, participam do grupo mais de 15 estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica. O grupo já formou de 22 mestres, 18 especialistas e 2 doutores. O CCTE desenvolve diversos projetos na área de Tecnologia Educacional. O principal deles, o projetoAmadeus, é um Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração, que visa tornar mais simples a educação à distância e a oferta de cursos no Brasil.
Artigos e dissertações disponíveis em http://www.cin.ufpe.br/~ccte/
Página pessoal em http://www.cin.ufpe.br/~asg/
Página no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Ciencias-Cognitivas-e-Tecnologia-Educacional-CIn-UFPE/191561334218
Minhas notícias
Eu costumava usar o wamp no micro velho, com o sistema operacional windows. Ainda não descobri como colocar as plataformas de gerenciamento como joomla, amadeus, opencard no sistema operacional linux. Pesquisando um pouquinho cheguei a um tal de LAMP mas estou esperando um tempinho mais folgado para descobrir como usar esse treco. Por enquanto tenho que me preocupar com as provas e trabalhos da faculdade, que são minhas prioridades no momento. Depois desse ficam faltando mais dois semestrinhos, só dois... Não vejo a hora de pegar logo o Certificado de Conclusão.
WEBbeijos
2 comentários:
Olá! Primeira vez no blog e adorei. As dicas aqui lidas foram de muita utilidade, já consegui colocar um monte de ferramentas no meu blog. A publicação que explica Feeds foi excelente, até que enfim consegui entender.
Oi, Bianca.
Grata pelo carinho.
WEBbeijos
Postar um comentário