Olá, WEBloucos.
Depois de alguns meses sem micro, finalmente estarei retornando em alguns dias.
Terão que ter um pouco de paciência porque decidi pelo Linux neste novo hd, antes de qualquer infecção windows. Como não estou acostumada com esse sistema tenho que descobrir primeiro seus segredos.
Uma coisa eu digo: Putz! Foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos. Ainda que saiba muito pouco (sei nada..rs) o Linux tem me surpreendido muitíssimo nessas últimas 6 horas (tempo de vivência do meu novo micro). Quem tiver dúvida sobre o Linux ou ainda estiver com a neanderthal impressão de que o Linux é complicado, difícil, sem suporte ou algo do gênero deixo aqui meu recado: experimente, faça o teste, brinque bastante com o bichinho. Já foi tempo em que o windows poderia oferecer alguma vantagem em relação ao Linux.
Repito: não conhecia o sistema, não fiz grandes pesquisas sobre o linux, não baixei nenhuma apostila, não fiz curso nem pesquisei amplamente na internet. Fiz uma pesquisa básica para conhecer as versões existentes, visitei os sites e decido experimentar o Linux Mint. Foi uma decisão que já era para eu ter tomado a seis anos atrás quando estava montando meu último micro mas que, por insegurança, acabei nem experimentando.
Tem uma propaganda de cerveja que fica um côro ao fundo dizendo algo assim: "experimenta! experimenta!" Digo a mesma coisa em relação ao Linux: experimentem. É muuuuuuiiito bom!!!
Quem tem windows pode experimentar o Linux com a maior tranquilidade, sem nem se preocupar em instalar nada no micro. Continuem lendo em "Dica aos iniciantes"
Dica aos iniciantes
Nos sites de distribuição Linux encontramos arquivos de extensão ".iso". Façam o download.
Quem usa o Nero parece-me (não sei ao certo) que é só dar dois cliques neste arquivo que o próprio Nero salva em cd ou dvd como arquivo executável (.exe). Eu não uso o Nero, utilizo o BurnAware e nesse programinha é só selecionar cd ou dvd (do lado esquerdo, tem os ícones de cd e de dvd) e mandar "gravar imagem". No Baixaki (para windows) explica direitinho.
Depois que o Linux estiver como arquivo executável no cd (ou dvd), o usuário poderá experimentá-lo sem precisar instalar o sistema. Bastará reiniciar o micro com a mídia do Linux. O micro vai dar o boot e mostrar o linux sem instalar o linux no micro. Poderá inclusive navegar pela internet, pois o Linux já vem com navegadores e mais um monte de programinhas que funcionarão direto da mídia sem a necessidade de instalar no micro. Melhor que isso, só dois disso :)
Contei que para experimentar não é necessário instalar nada (nadica de nada mesmo, webloucos) no micro?? Contei também que não entendo nada de Linux mas que estou conseguindo me virar sem problemas no sistema (e muito bem por sinal)??
A instalação das atualizações são disponibilizadas ao usuário assim que são lançadas, sem precisar reconhecimento de sistema original. Você escolhe quais e quando quer instalar; a relação fica disponível pra você.
Acredito que tenha encontrado um novo amor. :)
Linux Mint Brasil: http://www.linuxmint.com.br/
Vou acabar de passar meus arquivos pessoais pro meu micro; colocar o serviço atrasado desde novembro/dezembro em dia (tenho muita coisa atrasada, vocês nem imaginam..) e espero estar retomando as dicas joomla e afins nos próximos dois ou três meses.
Falando em sistemas e programas.. viram os novos temas do firefox? Muito fofos, coloquei os dois passarinhos no meu. Só não gosto daqueles que invadem toda a barra de ferramentas, pois dificultam a visualização dos ícones e textos; prefiro os que tem frescuras só no lado direito.
Experimentaram o navegador Dragon? O bicho é bom! :)
WEBbeijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário