segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CMS - vantagens e desvantagens

Olá, WEBloucos.

Mal saí da versão 1.x veio a 2.5 que me deu um susto. E lá vou eu, tentando entender as mudanças quando, numa mesa de bar no último sábado, ouvi o anúncio do Joomla 3 para breve e que será muito diferente do que o 2.5 e as extensões do 2.5 não servirão para o Joomla 3.

Olho para o meu velho e antigo site, ainda na versão 1.4, penso no meu raro tempo que disponho para entender o 2.5 e em breve chega o 3 que vai deixar o 2.5 obsoleto, ou seja, no ponto em que estou entre o 1.4 e o 2.5 - baratinada.

Penso daqui, penso dali e vem a explosão acompanhada de alguns palavrões mas que, educadamente, pode ser sintetizada como um: por que estou perdendo meu tempo nisso? Minha primeira resposta é porque eu gosto. Joomla é minha sala particular e meu hobby para que não me deixe esquecer que quero aprender php e javascript a fundo. O detalhe legal é que não quero cursos, o php e o javascript têm que se manter como enigmas ou correrão o risco de perder a graça no ato da inscrição dos cursos. Explicando melhor: ou eu tento entender o que está à minha frente, dentro daquilo que necessito; ou o php e o javascript perderão a graça assim que deixarem de ser um enigma. Eles mantém a minha mente ativa. Para alguns: palavras cruzadas, sudoku e xadrez; para mim: joomla, php e javascript - os dois últimos envolvendo Joomla!.  Cursos e aprendizados diretos estão fora de cogitação.

Tirando a opção de exercitar o cérebro com o enigma, não me sobra nada de prático para permanecer com Joomla nos sites porque neste caso é preciso praticidade e agilidade. Para os sites estou vendo cada vez mais vantagens no html simples. E o html5 está vindo com muitos recursos e sem complicações. Prático como a vida tem que ser porque afinal, há muito a aproveitar fora das quatro arestas de uma tela do micro. CMS é bom para um portal, uma rede, sites que tem muitas e variadas publicações semana a semana ou mês a mês. O meu é atualizado a cada 6 meses e já é o bastante para nós. E são pouquíssimas atualizações.

Desculpem, amigos, mas devo estar ficando com as pernas do cérebro muito lentas, já não consigo acompanhar o progresso digital em CMSs de forma que explique desvendar os muitos wikis de joomla. De considerada uma expert entre os amigos, hoje vejo-me até mendigando por algum santo que faça entrar na minha cabeça como funcionam os aplicativos realmente úteis de um mero Facebook - os tutoriais estão em vídeo ou em linguagem de desenvolvedores (não explicam nada para o usuário comum). E os donos do Facebook ainda se surpreendem porque os usuáros estão começando a achar o facebook muito chato. Rello-ou! Ninguém sabe mexer, mister Mark; só os ligados na área! Bããããã!...

Para joguinhos, a rede funciona bacana mas para os utilitários é o inferno na terra para configurar, como bem descreve uma de minhas amigas. Nem preciso dizer que não sou nenhuma expert mas é que os meus amigos não entendem lhufas de nada que se refira a internet, por isso sou a expert entre eles - o meu "não entendo nada" é ainda um pouco mais que o "nada" deles. Nossa vida - minha e de meus poucos amigos - está mais fora das telas do que no notebook ou nos míseros 2,5 a 7 do smartphone (como alguém consegue se divertir tanto numa tela menor que a palma das mãos, tendo o horizonte aos olhos, com infinitas possibilidades? Nunca entenderei, acho que sempre fui ativa e rebelde demais para cadeiras e as quatro arestas).

Com os CMSs vejo: atualizações constantes, tentativas de invasão aumentando a galope, banda de transferência sendo mais consumida que combustível de carro da fórmula um, tutoriais cada vez mais raros e profissionais cada vez mais caros. Chego à dúvida: CMSs são feitos para utilização de qualquer um mas desde que este "qualquer um" só mexa com isso e não faça mais nada na vida. Caso contrário, um ht-eme-elezinho estará mais de acordo com os demais, com o tempo de vida digital do usuário normal e sem vícios e sem dependências de ganhar a vida com a tela. E sorry, baby! Eu tenho muito o que fazer.


Existem os profissionais para cuidarem dos sites. Que ótimo, não é? Salvem os profissionais!
Putz, mano! Já viu os preços da manutenção? Põe isso num site que não é para render nada, só para juntar uns amigos e que, por acaso, acabou juntando um monte de amigos e amigos dos amigos e quando você acordou éramos mais de 10 mil num mesmo espaço, tendo cerca de 50% de membros ativos? Anúncios seria sua solução mas não há um tema certo para o meu site nem há público que tenha interesse em comprar online e ainda que os 50% comprassem a comissão pelas vendas não seria suficiente para cobrir os gastos (esses anúncios pagam uma mindingaria, beira ao roubo do colarinho branco, não?). Anúncios só encheriam a página mas tenho certeza de que não trariam um retorno que justificasse o uso - só se alguma empresa se interessasse em apenas se mostrar constantemente para as pessoas constantes e, ainda assim, não conseguiriam cobrir o serviço dos profissionais. É pouco público para uma empresa e é muita poluição visual para nosso grupo.

Não são os profissionais que estão caros, é o mundo digital que ainda não encontrou uma fórmula que possa sustentar estes profissionais de acordo com a realidade dos clientes. Verdade seja dita, eles fazem um trabalho fantástico cuidando da sua casa virtual enquanto você está curtindo a vida ao ar livre, com a companhia dos amigos e do maravilhoso sol ou do romântico aquecimento do inverno.


OU, talvez estabilize a segurança digital e surjam outras opções que não exijam tantas atualizações nem tantas evoluções das linguagens de programação. Até para o hackerzinho iniciante não é interessante que muitas pessoas cheguem à mesma conclusão que eu, ou perderão completamente seu "campo de batalha".

É! Até hacker tem que ter alguns limites, mais estritos até que o dos desenvolvedores ou serão prejudicados pelo próprio atrevimento e sucesso. Paradoxo... Coisa barroca do mundo digital. Pense bem: qual a vantagem de invadir um site pessoal ou direcionado a grupo ou clientes restritos frente ao conhecimento para invadir os sites da Receita Federal dos EUA, Centro de Controle da NASA ou de um banco inglês? Não é nada. E ainda tem hackers bundões se achando porque tiraram do ar os sites de revenda de produtos do Paraguai ou da China, ou de grupos de poesia (quase ninguém gosta de ler, é coisa para poucos; ainda mais no Brasil!) e música (música instrumental?? Tem que ser muito babacão para invadir um desses). Sites com esses públicos deviam ser considerado Faixa de Gaza, Campo Neutro... Ninguém se interessa por isso, só os que estão dentro - e são poucos! E estes poucos não sentem falta de sites, existem os e-mails para se comunicarem constantemente e trocarem novidades sobre este mundo restrito.

Invadir sites de empresas e de desenvolvedores de sites? Bobagem! A maioria do público destes não entende de sites ou não haveria necessidade de existir serviços de desenvolvimento de sites, não é? Estes são direcionados ao público geral, ignorante do funcionamento das coisas e qualquer desculpa lógica que o administrador do site apresentar será aceita.

No resumo da ópera, 99% dos hackers do mal são uns fracotes sem nenhuma vida fora das telas. São tão experts que nem eu: sendo considerados num mundo onde ninguém entende lhufas de nada! Assim como eu, nada são no mundo das constantes evoluções. Rei de burros não é rei, só é mais burro que os súditos porque se soubesse realmente não estaria reinando entre os burros. Assim como eu, nada são no mundo das constantes evoluções. A diferença é que eu aviso antes que não sei, que apenas leio alguns artigos, acompanho alguns foruns e que procuro me atualizar quando estou de bobeira porque eu quero manter o nosso site e acho que é importante acompanhar algumas notícias relacionadas às novidades nessa área.

Decidido! Deixarei o Sutil! num site (é um Joomla melhorado), vou converter o outro que ainda está em 1.4 para html normal, e continuar usando Joomla só no wamp, como exercício para o cérebro, sem esquentar a cabeça com mudanças. Posso apostar que, quando eu aprender a mexer no 2.5, o Joomla já estará na versão 1500.9.6.8.x.plus.advanced ou algo por aí. Fiquei curiosa: como é o dia a dia deste grupo que desenvolve um CMS de tamanha importância, como o Joomla?

Fiz mistura de temas hoje. É culpa do nível etílico advindo do vinho. Não estou acostumada. 

WEBbeijos

2 comentários:

Rodolfo Carvalho disse...

Bravo! Concordo plenamente com seu artigo. Excelente. Para que pretende começar nesta área, diante de tantas novidades que surgem dia a dia, fica difícil até escolher por onde começar.

Sêmen de Gargalo disse...

Olá, Rodolfo.

O tragicômico é que o recém-formado desta área já entra no mercado de trabalho obsoleto.

WEBbeijos