sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Como abrir arquivos de extensão ".docx"?

Olá, WEBloucos.

Estou vendo muitos amigos em dúvida com a extensão ".docx". Que programa usar para abrir arquivo docx? Como abrir arquivo docx?

Bom, primeiro vamos apresentar o docx adequadamente.

A extensão .docx e .docm, ao contrário do que muitos pensam, não faz parte do Microsoft Vista e sim do Microsoft Office 2007. Versões anteriores do Microsoft Office não reconhecem estas extensões.

Ao criar esta extensão, o objetivo da Microsoft foi permitir a criação de arquivos muito mais leves, já que a OpenOffice tem como uma das principais vantagens, criar arquivos com a metade do peso. Dessa feita, o Word 2007 tenta se igualar ao adversário e cria arquivos doc compactados; estes arquivos recebem a extensão .docx ou .docm

Quem não tem o Word 2007, pode abrir arquivos de extensão .docx e .docm com o WinZip. Porém a visualização será como se fosse um arquivo em xml, com todos os componentes divididos em imagens, texto e estilo.

Opções on-line

O site Zamzar (zamzar.com) faz a conversão gratuitamente. Você envia o arquivo pro site, indica seu e-mail e em poucos minutos recebe um link onde encontrará o documento convertido para .doc. Terá 24h para buscar seu arquivo; ultrapassando este prazo terá que reenviar.

Outra opção, é o site DocX Converter (docx-converter.com). O procedimento é o mesmo do Zamzar: envie o arquivo e indique seu e-mail. O diferencial é que neste, podemos escolher a extensão que queremos converter o arquivo.

Opções para download

A Microsoft disponibilizou um pacote de compatibilidade para versões XP e 2003 do Office. Infelizmente o conversos não funciona para o Office 97. O nome do arquivo é FileFormatConverters.exe e tem um pouco mais de 27 megas.

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=941B3470-3AE9-4AEE-8F43-C6BB74CD1466&displaylang=pt-br

Com o FileFormatConverter será possível a visualização dos arquivos Excel e PowerPoint do Office 2007.

Usuários Linux

Mais uma vez o Linux sai na frente. O open office 2.3, que vem no ubuntu 7.10, abre normalmente extensões .docx

Quem tem Microsoft Word 2007

Ao salvar um arquivo, com a intensão de repassá-lo adiante ou salvar num pen-drive para abrir em outro micro, opte sempre pela extensão .doc


WEBbeijos

Nenhum comentário: