sexta-feira, 9 de maio de 2008

Técnicas básicas de SEO

Olá, WEBloucos.

A alguns anos atrás registrei um domínio. Muitas coisas surgiram logo depois do registro e o domínio acabou sendo deixado de lado. Como uma amiga estava sem nada pra fazer, procurando algumas atividades que pudesse fazer no pc, deixei o domínio com ela. O site foi feito e posto no ar.

Eventualmente eu colaborava enviando algums notícias, artigos e tudo que pudesse acrescentar ao site mas era minha amiga quem cuidava de tudo. Para nossa surpresa, apesar de muitos sites tratarem do mesmo assunto (literatura e cultura de um modo geral), as visitas estouraram e em quatro meses tivemos que aumentar a banda mensal do site.

Minha amiga começou a ter problemas de saúde e logo tornou-se necessário acrescentar um nome à equipe. Um terço do site é gerenciado por este moço.

No final do ano passado, tivemos uma surpresa nada agradável. Minha amiga fez a passagem para um plano superior e ficamos sozinhos para administrar tudo. A solução foi encarar, não dava para deixar de lado um site que apresenta mais ou menos sete mil visitantes por mês.

A primeira coisa que notei é que o site não estava nada prático. Para publicar algum texto havia vários procedimentos a tomar para que o link com a "novidade" aparecesse na página inicial. Essa parte foi fácil de resolver. Depois de algumas pesquisas no Painel de Controle da hospedagem, conheci o Wordpress e o Joomla! Testei os dois e é claro que optei pelo Joomla!

O Joomla! ainda não está sendo utilizado no layout do site, estamos cuidando dos detalhes para tentar estreá-lo em junho ou julho. Uma novidade que será implantada é que nossos visitantes ao invés de mandarem os textos para nosso e-mail, poderão publicar diretamente. Facilitará nosso trabalho e acredito que trará mais usuários ao site. Os novos textos serão automaticamente publicados na página inicial, eliminando a trabalheira que temos hoje em dia.

Reparei também várias entradas no relatório de visitantes que apresentavam roubo de banda. Não sabia nada sobre o assunto e recorri ao Deus de todo mundo Virtual, o super-poderoso Google. Essa pesquisa resultou nos links que estão na lateral, relacionadas a identificação de IPs.

Paralelamente a isso, acabei conhecendo um pouco sobre o misterioso .htccess. Fiz as inserções básicas aconselhadas por profissionais experientes e o roubo de banda foi totalmente eliminado.

Os últimos relatórios que observei têm apresentado resultados bastante satisfatórios quanto às visitas, páginas de erro, links quebrados e tudo mais. Não sei porque tantos webmasters ignoram essa valiosa fonte de informação. Não notaram que o Webalizer e o Awstats servem para ajudar na administração?

Um arquivo de javascript era praticamente inútil. Servia para erros em navegadores Netscape 4. Nos últimos 12 meses, a estatística de visitantes utilizando este navegador era menos de 0,1%. Essa função foi muito utilizada a algum tempo atrás mas praticamente perdeu toda a utilidade (ou quase isso). Talvez você se lembre de algo assim:
function MM_reloadPage(init) { //reloads the window if Nav4 resized

Só com a eliminação deste arquivo e a retirada de suas chamada nas páginas do site, a utilização da banda mensal sofreu uma economia considerável.

Ultimamente ando revendo os conselhos de SEO, até acrescentei alguns links referentes ao assunto na barra lateral deste blog.

Descobri que tanto o número de caracteres utilizados nas meta tags descriptions e keywords, quanto o número de palavras seguem algumas regrinhas básicas.

Vamos entender a utilidade do SEO.

Antes de mais nada é preciso um domínio próprio. Extensões ".hpg.ig", ".xpg", ".freesites", ".50megas" e etecéteras estão sendo ignoradas pelos mecanismos. Serviços de redirecionamento de url são igualmente detestadas, por isso tente evitá-las. Os serviços de redirecionamento mais conhecidos são: cjb.net, clic3.net, rd5.net e rg3.net.

Os diretórios têm a função de catalogar todos os links existentes na Internet e repassá-los para os mecanismos de busca.

O Google nosso de cada dia é um mecanismo de busca que se utiliza de banco de dados dos diretórios para apresentar os resultados da nossa pesquisa. Por isso é importantíssimo prestar atenção nas regras e conceitos dos diretórios de sites. Também são mecanismos de busca: AltaVista, Inktomi, Fast Search All the Web, Excite, Northern Light e Webtop. Estes possuem, em média, entre um milhão e quinhentos a dois milhões de sites cadastrados. Já os diretórios têm mais de dois milhões. Esses dados são do início de 2007, com certeza os números devem ter aumentado consideravelmente.

Como pode notar, os diretórios são muito mais abrangentes, possuem muito mais urls cadastradas. Os diretórios são: Yahoo! (USA), Open Directory, Looksmart e Snap.

Reparou porque é importante prestar atenção às dicas de SEO? Se seu site estiver infringindo essas regras, dificilmente aparecerá entre os primeiros resultados das pesquisas dos mecanismos de busca. Um site na Internet sobrevive de visitantes, caso contrário é melhor fazer um blogue! :)

Com certeza já deve ter notado o uso de tags em algumas páginas da web. O critério para o uso das tags é um só: que seja adequado ao conteúdo. Imagina fazer uma pesquisa por cultura e deparar-se com uma página sobre economia da água? Muitos blogueiros e webmasters adoram dimensionar ao máximo o uso das tags, criando listas de qualquer palavra que apareça mais de duas vezes como se elas pudessem valorizar mais o texto. Isso é um erro. Entre 3 a seis tgs está de bom tamanho e manterá seu texto dentro do assunto a que se refere.

Quando muitos visitantes são levados para sua página e saem logo após verificarem que a visita foi um engano, isso pode te prejudicar nos mecanismos de busca. Os mecanismos de busca quando nos mostram os resultados e clicamos num link, nos observam por alguns segundos (em torno de 20), alguns chegam a utilizar frames no topo do site visitado. Se a visita fecha a página rapidamente ou retorna à página de pesquisa, os mecanismos recebem um aviso alertando que aquela página não foi interessante para aquela pesquisa. Muitos recadinhos desse e seu site vai descendo na amostra de resultados de pesquisas. Se tiver muitos links em seu site que provoquem esta reação, imagine o problemão que você terá nas mãos.

Para minha felicidade, descobri que sites em flash são detestados por diretórios de sites. Também não gosto nadica de nada de sites feitos em flash. Talvez um flashezinho no menu ou em alguns banners de dimensões pequenas mas nada além disso. Os sites de hospedagens e de artistas, principalmente os músicos, adoram usar flash... Um saco! Clico em "fechar" toda vez que me deparo com um site desses.

Esbarrei num site uma vez que estava abrindo uma campanha contra sites em flash. Vi campanhas parecidas em vários blogs. Assim que descobrir banners de campanhas parecidas, vou publicar no blog.

Web-beijos da louca.

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